quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Poder das Ideias - 2º EM

As ideias movem o mundo. Elas são capazes de construir a felicidade de uma comunidade e também podem gerar uma guerra de proporções mundiais. Existem ideias de fundo político, artístico, moral, religioso, econômico, etc. O ser humano, munido de sua capacidade criativa, de suas inteligências múltiplas, é capaz de produzir infinitos conceitos e variados projetos. As ideias realmente têm poder, tanto para a vida, quanto para a morte.

Com este pensamento, defina violência e explique suas formas sutis de atuar em diversos ambientes como: ambiente cultural, doméstico, político e urbano.

19 comentários:

  1. é um comportamento ou atitude que provoque prejuízo a uma pessoa que seja de natureza física, espiritual,moral ou material.

    ambiente cultural- é a imposição de valores,crenças, costume de uma cultura
    ex: Hitler (nazismo)

    doméstico- é a violência dentro de casa que atinge pessoas mais intimas da família

    político- é a imposição de ideologias e as guerras, que é uma forma de imposição ideológica.

    urbano- são manifestações contra a ordem publica e a lei estabelecida.
    ex: gangues.

    Alunos: Natan e Delso

    ResponderExcluir
  2. Violência é tudo aquilo que causa prejuízo a outra pessoa,tanto mental quanto físico. A violência se baseia na ira, no ódio, na ação corrupta e impaciente que não argumenta nem conversa somente agride. Em nosso dia a dia as maneiras mais claras de violência são baseadas na competição, desconfiança e no egocentrismo.
    A violência pode acontecer no espaço urbano, onde as pessoas estão mais intolerantes. Um exemplo são as brigas fúteis de rivalidade de times após um jogo de futebol.
    No ambiente doméstico podem ocorrer brigas familiares ou de classes, agressão física a mulher através de seu marido ou violência verbal do patrão ao rebaixar a sua empregada doméstica.

    Bianca, Gabriela e Marcely - Turma 2000

    ResponderExcluir
  3. De modo geral, define-se como sendo o uso de palavras ou ações que machucam as pessoas. É violência também o uso abusivo ou injusto do poder, assim como o uso da força que resulta em ferimentos, sofrimento, tortura ou morte.
    Violência doméstica é o abuso do poder exercida pelos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. Apesar de nem todas as pessoas inseguras serem espancadoras, a maioria dos espancadores são inseguros e procuram afirmar seu poder de dominação pela força física.
    Existem vários tipos de violência doméstica: violência física (bater, beliscar, empurrar, chutar), a violência psicológica (xingar, humilhar, agredir com palavras), o abuso sexual, a negligência e o abandono. A violência urbana é o termo usado para designar ataques relativamente sérios à lei e à ordem pública que veem a violência se exprimir em uma ou mais cidades de um ou mais países. Violência cultural está classificada como a imposição de valores, crenças e costumes de uma cultura considerada superior sobre outra tida como inferior ou de pouca importância. A violência política tem como exemplo as guerras, que são levadas por valores políticos para seus próprios fins.

    Guilherme Buriche, Gabriel Malhard, Lenna Martins e Ana Carolina Oliveira - 2001

    ResponderExcluir
  4. Violência é todo comportamento que causa prejuízo moral,físico,espiritual ou material a alguém. São três as principais causas da violência: Competição, desconfiança e glória.
    Existe vários tipos de violência:

    Violência física: É o uso abusivo da força física por parte de uma pessoa sobre outra, provocando danos materiais e fisiológicos.

    Violência psicológica: É um tratamento desumano às pessoas, como o desrespeito, à rejeição, a discriminação, entre outras.

    Violência verbal: consiste na agressão feita com palavras,geralmente é acompanhada de gritos e
    insultos.
    Existem também outros tipos de violência.

    Lucas Macedo
    Pietro Abatti
    2001

    ResponderExcluir
  5. Violência é um comportamento ou atitude que provoque prejuízo a uma pessoa, pode ser físico, espiritual, moral ou material.
    O comportamento violento pode estar presente no:
    Ambiente cultural: Consiste na imposição dos valores, crenças e costumes de uma cultura considerada superior sobre outra tida como inferior. É uma violência constante.
    Ambiente doméstico: Praticada dentro de casa, entre familiares. Os que mais sofrem são mulheres e crianças.
    Ambiente político: Está relacionado com as manifestações públicas de contextação de decições administrativas do estado. Uma das piores formas é a guerra. Outra forma é a imposição de ideologias.
    Ambiente urbano: São manifestações contra a ordem pública e a lei estabelecida. Cidades, ruas, avenidas e bairros têm sido palco para essas manifestações agressivas e criminosas. Ocorrem em todas as sociedades urbanas, cultas ou incultas, desenvolvidas ou não.

    Grupo: Letícia Marins, Mayara Bazílio e Raphaella Tuzze.

    ResponderExcluir
  6. A violência é um comportamento ou atitude que provoca prejuízo a uma pessoa, quer seja na forma física, espiritual, moral ou material.Ela se baseia na ira ou ódio pela ação corrupta e impaciente que não argumenta, dialoga ou negocia, mas simplesmente agride seu próximo.

    no ambiente cultural ela concite na imposição dos valores, crenças e costumes de uma cultura considerada superior sobre a outra tida como inferior ou de pouca importância. é um tipo de violência constante de um longo prazo e intensa.

    no ambiente domestico ela é praticada dentro de casa afetando as pessoas mais intimas da família, segundo pesquisas em varias partes do mundo, quem mais sofrem são crianças e mulheres

    na politica é encontrada nas manifestações publicas de contestação de decisões administrativas ou do estado.

    no ambiente urbano a violência está relacionada às manifestações contra ordem publica e a lei estabelecida, ela ocorre em todas as sociedades urbanas cultas ou incultas ou desenvolvidas ou não





    alunas: Marilia Brandão e Evelyn Santos
    2000

    ResponderExcluir
  7. A violência pode se considerar não apenas física mas verbal também.Palavras podem doer mais que atitudes em certos casos.Violência é considerada qualquer ato que prejudique uma pessoa, seja este modo moral ou material.
    A violência no ambiente cultural ->
    Geralmente consiste na imposição de valores, crenças e costumes, fazer o outro se sentir inferior por seguir seus proprios princípios culturais.
    Violência doméstica->
    Atinge as pessoas mais íntimas da familia por ser praticada em casa, geralmente mulheres e crianças, porém os homens também sofrem agressão por parte de amigos e familiares, e por vergonha ou outro aspecto mental não denunciam.Esse tipo de violência é um ponto dos mais comuns a se terem pessoas violentas no mundo,apenas reproduzem o que assistiram ou aprenderam em casa.
    Violência política ->
    Está relacionada a protestos e manifestações.A guerra é uma das piores formas de violência política, trazida da antiguidade.
    Violência urbana->
    Vem da violência doméstica, conhecida naturalmente por gangues que são um dos maiores responsáveis por homicídio e pelos assaltos.
    Laísy e Maharani 2000

    ResponderExcluir
  8. Violência, um comportamento ou atitude que provoca prejuízo a uma pessoa, que seja natureza física, espiritual, moral ou material. A violência se baseia na ira ou ódio pela ação corruptora e impaciente, que não argumenta, dialoga ou negocia, mas simplesmente agride o seu próximo.
    E um dos mais discutidos e utilizados hoje em dia é o Bullying.
    Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
    As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
    Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.


    Igor e Rodrigo Turma 2001

    ResponderExcluir
  9. A violência é um ato de agressão física ou verbal, ou comportamento que provoque prejuízo a uma pessoa, podendo atuar em varias áreas, seja domestica, politica, urbana!

    A violência cultural se caracteriza como um preconceito contra culturas diferentes, sendo caracterizada por agressão física ou verbal contra uma diferente cultura.

    Violência doméstica é no meio familiar, no meio da sua casa, ou no meio trabalhista.

    A violência política é a imposição de idéias por pessoas consideradas superiores pela sociedade, tais pessoas impõe idéias diferentes que podem gerar guerras, conflitos e violências.

    Violência urbana ocorre nos grandes centros urbanos, onde há crimes, assaltos e violência contra pessoas de culturas e raças diferentes.

    Ian Fonseca
    João Victor Falcão
    Ricardo Souza
    2001

    ResponderExcluir
  10. Violência é todo tipo de ato que afeta ao próximo de forma positiva ou negativa, fazendo com que o outro se sinta inferior, com falta de auto-estima ou quem sabe, com vontade de vingar-se.A violência pode causar danos que se estendam por toda vida; um exemplo disto é a tragédia que ocorreu em Realengo-RJ onde um jovem que sofria de depressão por não ter muitos amigos, se sentiu no direito de fazer com os outros a mesma coisa que no passado fizeram com ele.Resultado disso, foi a morte de vários estudantes; comprovando à sociedade que o agressor não amava nem mesmo a sua própria vida.
    Violência Cultural é você impor os seus valores, ideias e costumes à outras pessoas e considerar os outros como inferiores.
    Violência doméstica surge principalmente pelo alcoolismo e o uso de drogas que alteram o comportamento, e a maioria das vítimas são mulheres e crianças, homens também são agredidos mais denunciam menos por vergonha ou medo.
    Violência política, consiste principalmente à manifestações, greves que na maioria das vezes são agressivas. A guerra é a pior forma de agressão pois causa danos à muitas famílias.
    Violência urbana está ligada a manifestações contra a ordem pública e a lei estabelecida. A discriminação racial, as rivalidades religiosas, o tráfico e consumo de drogas, a concorrência entre gangues, onde eles assaltam, assassinam pessoas por dinheiro, controlam áreas por orgulho ou vingança.

    Alunas: Pâmela Louredo, Evelyn Caroline, Paula Moraes e Mariana Bandeira

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para vocÊs que resolveram as atividades no praso!!!!

    ResponderExcluir
  12. Violência é usar a agressividade de forma intencional para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. Violência é violar as boas condutas quanto ao próximo. A violência se manifesta de varias formas, no ambiente cultural (imposição de valores, crenças e costumes, no ambiente doméstico (praticada dentro de casa, afetando as pessoas mais intimas da família), no ambiente político (manifestações publicas de contestação de decisões administrativas do estado. Guerras e imposição de ideologia), no ambiente urbano (manifestações agressivas e criminosas contra a ordem pública e a lei estabelecida). Violência é mais que agressão física, existindo também a violência verbal, que causa danos morais que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.

    Maria Vitória
    Mayra Caetano Macedo
    Pâmella Victória

    ResponderExcluir
  13. O que é violencia??
    Violencia nada mais é q o comportamento ou atitude que provoque prejuizo a uma pessoa. A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos de etnia, de religiao e banditismo.

    Violencia no ambiente cultural:
    É a imposiçao de valores, crenças e costumes de uma cultura considerada superior sobre outra tida como inferior ou de pouca importancia. Exemplo: Bullying, preconceito, racismo.

    Ambiente domestico:
    É praticada dentro de casa, onde afeta as pessoas mais intimas da familia. Segundo dados, as mulheres e as crianças sao as que mais sofrem com esse tipo de violencia. Principal causador: o alcoolismo e o consumo de drogas por parte do agente.

    Ambiente politico:
    Sao as manifestaçoes publicas de contestaçao de decisoes administrativas do Estado. A guerra é uma das principais formas de violencia politica! Outra forma desse tipo de violencia é a imposiçao de ideologias.

    Ambiente urbano:
    A vilencia esta relacionada as manifestaçoes contra a ordem publica e a lei estabelecida. Ela ocorre em todas as sociedades urbanas, cultas ou incultas, desenvolvidas ou nao. Um dos maiores problemas do ambiente urbano, sao as gangues, que sao os maiores responsaveis por homicidios, pelo trafico e pelos assaltos.

    "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." - João Paulo II

    Carolina Lucas Ferreguetti
    Clara Caldas Santana
    Letícia Monteiro

    ResponderExcluir